" "

CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE AFONSO BEZERRA "R$ 60 MIL REAIS EM UM CONCURSO PARA APENAS DUAS CATEGORIAS"

 



Carta aberta ou Denúncia? 


" O município de Afonso Bezerra está há aproximadamente 20 anos sem realização de um concurso público. Atualmente os contratados chegam a mais de 50% do quadro de funcionários, sem falar da cooperativa de funcionários que foi um meio de burlar a lei que não permite utilização dos recursos provenientes dos royalty para gastos com pessoal, o que alegam ser gasto com uma organização do terceiro setor, mesmo os fins sendo para gastos com pessoal. Manobra essa que pode ser considerada ilegal. 

O município resolveu abrir um certame e contratou uma empresa para realizar o concurso, até aí, tudo bem, o grande “X” da questão é que os responsáveis por gerenciar o município abriu vaga para apenas dois cargos, sendo eles: Guarda Civil Municipal e Agente de Combate a Endemias.

Diante do que foi discorrido, fica o questionamento: O município só só precisa desses dois cargos?


A resposta é simples, Não!

Não tenho dúvida que o município precisa atualizar seu quadro de funcionários por meio de concurso público, pois hoje não temos nenhum médico efetivo, profissionais da enfermagem, técnico de saúde bucal, Dentistas, técnico de enfermagem apenas em situação de desvio de função, diversos professores aposentados e o município contratando apenas estagiários para assumir salas de aulas, não temos profissionais da área contábil, Administrativa e de direito para compor cargos da administração, déficit em vigilantes, ASG, Digitadores, auxiliares administrativos, motoristas, operadores de máquinas entre outros.


Aí eu pergunto: por que só dois cargos?


O município hoje não dispõe de guarda civil municipal, tudo bem a sua criação, para garantir segurança dos bens públicos, mas, tirando esse cargo que ainda não existe no município por que apenas o cargo de ACE foi posto para ocupação por meio de concurso? Será por perseguição política? Tendo em vista que os funcionários que por lá estão, em sua maioria, estão sobre uma liminar ou até mesmo, por que o atual concorrente ao posto de prefeito seja um desses funcionários que podem perder o cargo a qualquer momento, ou simplesmente o prefeito não quer correr o risco de ver seu eleitorado perdendo as vagas de emprego e com isso, seu apoio.


Independente de qual seja a razão, não acredito que seja viável o gasto de pouco mais de 57 mil reais, para realização de um concurso para apenas dois cargos, tendo em vista a grande necessidade do município.


Agora fica o questionamento à população Afonsobezerrense: É justo um concurso com tão poucos cargos? Vereadores, sejam de situação ou oposição, qual o posicionamento de vocês perante esse certame? E o Ministério Público, de nada vai fazer?


Quadro Atual de funcionários:


669 Total de funcionários 

339 contratados 50,67%

51 comissionados 7,62%

255 efetivos 38,11%

8 eletivos 1,20%

9 inativos 1,35%

7 estagiários 1,05

Fonte: portal da transparência do município - Dados de setembro de 2022 (o último informado pela gestão) "




Palavras de um Afonsobezerrense decepcionado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem