O cenário sobre a educação em Fernando Pedroza, sob a gestão da ex-prefeita Sandra de Gon (Sandra Jaqueline) e a atual administração, reflete uma situação preocupante, especialmente quando analisamos os dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O IDEB é um indicador crucial para avaliar a qualidade da educação no Brasil, e suas métricas são atualizadas a cada dois anos.
Em 2017, a gestão de Sandra de Gon (SandraJaqueline) recebeu a prefeitura com notas acima da média na educação pública, indicando um avanço significativo na educação municipal, nos anos iniciais, o aprendizado foi avaliado em 5,05, com a nota final ficando em 4,2 superando a meta que era de 3,4. Nos anos finais, o aprendizado foi de 4,56, com a nota final de 3,8 sendo que a meta era de 3,7.
Detalhamento anos finais 2017 |
No entanto, ao final de sua gestão, os dados do IDEB revelaram uma piora significativa, nos anos iniciais, o aprendizado caiu para 4,59, e a nota final foi reduzida para 3,8 onde a meta era 4,1. Nos anos finais, a queda foi ainda mais acentuada, com o aprendizado caindo para 4,02 e a nota final para 3,5 sendo que a meta era de 4,2. Esses números indicam que, durante a gestão de Sandra Jaqueline, a qualidade da educação em Fernando Pedroza não só não melhorou, como regrediu.
Detalhamento IDEB anos iniciais 2023 |
O atual prefeito, que foi vice-prefeito durante a gestão de Sandra Jaqueline, tem agora a responsabilidade de reverter esse quadro. No entanto, o silêncio em relação às ações concretas para melhorar a educação pode ser interpretado como uma conivência com a gestão anterior, especialmente considerando que ele fez parte da administração que deixou esse legado negativo.
É fundamental que o atual prefeito e sua equipe assumam a responsabilidade de enfrentar esses desafios e trabalhem de forma transparente e eficaz para reverter o cenário atual. A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer cidade, e os esforços devem ser direcionados para garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade.
Fonte: Ideb Nacional.
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