A eleição em Bento Fernandes chama atenção devido à possibilidade de uso indevido da máquina pública. O apoio integral do atual prefeito ao candidato eleito, combinado com o envolvimento de empresas que têm contratos com a prefeitura na campanha eleitoral, pode levantar suspeitas de favorecimento e conflito de interesse.
Para garantir a transparência e legalidade do processo eleitoral, algumas ações são recomenda nas prestação de Contas, e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público Eleitoral (MPE) devem estar de olho e podem ser acionados para conduzir uma auditoria, para verificar se houve licitações irregulares ou favorecimento às empresas envolvidas na campanha. A empresa contratada por R$ 18 mil reais para contabilidade do candidato Berguinho, desde 2022 a 2024 que atua na prefeitura daquele município, tendo um faturamento de mais de R$ 300 mil reais, como mostra o portal da transparência do município.
Faturamento de 2022 da empesa de contabilidade pela prefeitura
A fiscalização é essencial para garantir a integridade do processo eleitoral e evitar que a máquina pública seja utilizada de forma indevida para beneficiar uma candidatura. Se houver indícios fortes, a intervenção de órgãos de controle e investigação é fundamental para assegurar a justiça e a transparência na política local.
Fonte: Divulgacand do TSE/Portal da Transparência do município
Postar um comentário