O município de Barcelona ultrapassou o limite de alerta de gastos com pessoal e já comprometeu 52,22% das receitas correntes líquidas apenas no primeiro semestre de 2025. Os dados são do Painel Fiscal do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN).
O Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) do 2º bimestre mostra que a Prefeitura já torrou quase R$ 6 milhões em quatro meses apenas com salários. O valor exato pago em folha chega a R$ 5.822.692,73, evidenciando um verdadeiro cabide de empregos na administração municipal.
Enquanto isso, a Câmara de Vereadores fecha os olhos para a aberração fiscal conduzida pelo prefeito Fabiano de Vavá, que vem levando a saúde financeira da cidade para a UTI.
Especialistas alertam que, se a tendência não for contida, o município corre risco de sofrer sanções legais, como a suspensão de repasses voluntários e a impossibilidade de contrair novos empréstimos, além de comprometer investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.
A situação fiscal de Barcelona expõe o desequilíbrio administrativo e reforça o alerta de que a folha de pagamento se tornou um peso insustentável para os cofres públicos.
Painel Fiscal do TCE/RN |
Fonte: TCE/RN
Postar um comentário