A situação administrativa em Galinhos já era para ter sido manchete no Fantástico e um dado que chega a espantar são os com locações de veículos e aquisição de combustível. Durante o período de quatro anos, essas despesas já representaram um valor superior aos R$ 13 milhões de reais, com um diferencial: a cidade é uma ilha e intransitável, levantando sérias questões sobre gestão dos recursos públicos e fiscalização.
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Casos assim chamam a atenção para a importância de órgãos de controle, como Tribunais de Contas e o Ministério Público na investigação de possíveis irregularidades e no acompanhamento da execução orçamentária.
Um dado mais espantoso ainda, é que somente com alugueis de carros, já foram torrados mais de R$ 5 milhões, sendo o suficiente para adquirir 70 veículos populares, considerando um custo médio de R$ 70 mil reais cada.
E essa alternativa não teria sido mais econômica e vantajosa para o município? Por que optar pela locação em vez da compra e incorporação ao patrimônio público?
Infelizmente a Câmara que teria esse papel constitucional de fiscalizar o executivo não o faz, caracterizando omissão na falta de fiscalização que pode ser suprida pelos órgãos competentes e controladores.
Dados: Portal da transparência do município.
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